Quinta-Feira, 28/01/2016
A importância da regulagem de colheitadeiras foi o tema da segunda palestra do Dia de Campo. Marcos Haerter, instrutor do SENAR-RS foi o convidado a palestrar sobre o assunto. O evento, promovido pelo Clube da Irrigação ocorreu na ultima quarta-feira pela manhã na Agropecuária Nossa Senhora de Fátima na BR-158, KM 178, em Pejuçara.
Haerter mostrou os prejuízos que o produtor sofre com uma colheitadeira desregulada. Segundo o instrutor, se a máquina causar uma perda de 5% na colheita de soja em uma propriedade de 200 hectares, o prejuízo pode chegar a mais de R$ 40 mil.
Através dessa conta, Haerter mostrou que o investimento na regulagem e manutenção das maquinas traz um alto retorno para os produtores.
- Não existe uma maquina com uma perda de zero. Sempre terá algo perdido, mas precisamos minimizar essa perda. E isso se faz com uma boa regulagem e manutenção - frisou.
O instrutor ainda explicou como funciona as principaos peças da colheitadeira e os danos ocasionados pelo mal funcionamento de alguma delas. A plataforma, por exemplo, pode ser responsável por até 60% das perdas de uma colheita.
A capacitação para operar de forma adequada as maquinas é outra das razões apontadas que elevam a produtividade das lavouras, segundo ele.
O Dia de Campo ainda contou com palestras sobre Saúde no Campo e sobre a Tecnologia na Aplicação de Defensivos Agrícolas. O evento contou com a participação de agricultores de diversas regiões do Estado.